– Qualidade acima de quantidade – para uma entidade filantrópica ter sucesso é necessário que ela preze pela qualidade acima da quantidade. Ao prestar seus serviços, a organização deve focar em ajudar as pessoas com eficiência e garantir a qualidade do que ajudar mais pessoas, mas sem muita eficácia.
Além disso, a entidade também deve optar por menos projetos, mas projetos bem planejados e estruturados do que muitos projetos, mas projetos que não trazem bons resultados.
– Ter dirigentes e gestores profissionalizados – uma entidade é como uma empresa privada, porém, a diferença é que as organizações não visam o lucro. Por este motivo, assim como nas empresas privadas, as entidades também precisam de pessoas capacitadas a executarem o trabalho de forma eficiente.
– Ir atrás do CEBAS – este certificado é importante para que a entidade possa ter isenção de impostos, para que o recurso que seria gasto nestes impostos possam ser investidos na própria organização.
– Estar sempre estudando novas formas de captar recursos – o mundo está sempre em constante movimento de mudança e precisamos estar nos adaptando a essas mudanças. Por isso, é importante estarmos sempre nos reciclando, estudando novos conceitos e levando estes conceitos para dentro da entidade.
– Transparência – a transparência na prestação de contas é a melhor forma de publicidade que uma organização pode ter. Então, apesar de não ser obrigatório este tipo de transparência, coloque a prestação de contas da organização na página da organização. Isto trará mais credibilidade a entidade e facilitará para que ela possa captar recursos e consiga parcerias.
– Construir um nome para a entidade – para tornar uma organização reconhecida no mercado leva tempo, é algo que vai sendo construído aos poucos, porém, quando finalmente acontecer o nome da entidade terá peso e será mais fácil para que ela possa captar recursos.
Fonte: José Alberto Tozzi